8/30/2011

"Electronic"

O grupo formado por Bernard Sumner, Johnny Marr, Andy Robinson, Keste Martinez e Donald Johnson se reuniu pela primeira vez em 1989, logo após Bernard completar a turnê de lançamento do álbum Technique do New Order. Mas, antes de começar a estória do Electronic, precisamos recuar até 1987 e observar duas bandas de Manchester.
Johnny Marr estava desmotivado com os Smiths. O excesso de turnês pela Inglaterra e Estados Unidos, além dos desentendimentos com Morrissey, que o assediava cada vez mais explicitamente, o levou a deixar a banda. Outro motivo foi a superexposição de Morrissey que acabava levando 100% dos créditos pelo sucesso da banda em detrimento dele e dos outros dois integrantes. A partir daí, Johnny tirou férias de 6 meses e depois deste descanso foi pra o The The.

Bernard Sumner, que 7 anos antes substituira Ian Curtis, provou que poderia ser um vocalista seguro, apesar das constantes críticas e da rivalidade interna com Peter Hook, desde a morte de Ian, que nunca escondeu o desejo de se tornar o vocalista e líder da banda. Apesar de sempre fazerem o que quiseram (até o início dos anos 90, o New Order era considerada a maior banda independente de todos os tempos), a banda sempre se colocou em uma posição de acertar sempre baseada em muito trabalho. Durante as gravações de Low Life, a banda chegou a morar dentro dos estúdios da Factory para que pudessem passar mais tempo juntos.

Obviamente isso trouxe um desgaste enorme e, após uma bem sucedida turnê em 1987, Bernard tomou a decisão de trabalhar em um projeto paralelo. Barney (como passou a ser seu pseudônimo a partir desta época), chegou a dizer que não suportava mais a convivência com seu colegas de banda. Mesmo com essas decisões tomadas, haviam compromissos a cumprir e depois do lançamento da coletânea Substance e de uma mega apresentação em 19 de junho de 1987 no Glastonbury a banda entrou em férias. Só voltariam a se reunir, em Ibiza, em 1988. Cada um já estava pensando em seus projetos solo.

Em 87, um amigo em comum (Andrew Barry) comentou sobre Barney com Johnny Marr. Disse que ele era um cara legal. Barney se encontrou com Johnny Marr no Hacienda no final de 87. Contou a ele que estava pensando em fazer um projeto fora do New Order. Johnny perguntou se ele suportaria duas bandas ao mesmo tempo ao que Barney repondeu que o New Order entraria em férias ‘’por tempo indeterminado’’. Barney propôs fazerem um disco juntos ao que Marr aceitou imediatamente e logo em seguida começaram a trabalhar no álbum Electronic.

Pouco depois, Peter Hook ligou para Johnny e perguntou se ele gostaria de participar de seu projeto solo (Revenge ou seja, Vingança, era exatamente como soava esse projeto de Hook, embora ele tenha argumentado que o nome foi inspirado em um clipe do George Michael em que aparece a frase na jaqueta de Michael - Faith). Johnny Marr disse que não poderia porque já estava trabalhando com Barney. Hook passou então a atacá-lo em entrevistas, dizendo que o trabalho de Johnny Marr era muito ruim, etc.

Apesar de afirmarem na época que não se tratava de um "supergrupo" planejado, a imprensa britânica soltava semanalmente notas nos seus semanários sobre a união dos dois melhores grupos de Manchester até então. As expectativas cresciam na mesma proporção que a dupla diminuía o ritmo de trabalho, afinal de contas, tudo o que eles queriam era não sofrer pressões como em seus grupos anteriores. Cansada de soltar notas e não ter respostas dos dois integrantes do grupo, a imprensa passou a atacá-los e acusar o Eletronic de ser apenas uma "brincadeira de riquinhos". Os dois assumiram esta postura em entrevistas, dizendo que o grupo se tratava apenas de um hobby e que eles não estavam se levando muito a sério.

Passados dois anos do primeiro encontro, no final de 1989, o apelido de supergrupo toma uma forma maior ainda: Barney convida Neil Tennant dos Pet Shop Boys para cantar em uma das faixas. Chris Lowe vai junto, apenas para acompanhar o trabalho e, durante uma conversa com Johnny Marr, acaba acertando a produção de uma outra faixa do disco The Patience of a Saint, que foi oficialmente a primeira música a ficar pronta, embora não tenha sido lançada. Barney gostou da idéia da participação dos Pet Shop Boys e gostaria até da participação da dupla em mais faixas, no entanto Neil e Chris não suportaram o ritmo lento e descompromissado de Barney e Marr, além das noitadas no Hacienda regadas a uma nova droga, o ecstasy, e que estava fazendo muito sucesso na ocasião e acabaram ficando só em Getting away with it e The Patience of a Saint.
A participação dos Pet Shop Boys foi tudo o que a imprensa mundial precisava. Finalmente estava formado o primeiro supergrupo da nova década que se iniciava: New Order + Smiths + Pet Shop Boys = Electronic, anunciou o extinto Melody Maker. O álbum Electronic só ficou pronto em meados de 1990, três anos após o início dos trabalhos da dupla e o single lançado foi Getting away with it que foi direto para o topo das paradas no mundo todo. Apesar do sucesso, a dupla não estava segura sobre o lançamento do disco, que quase foi engavetado por Barney, e lançou mais um single: Get the message. Como o sucesso foi o mesmo, o álbum foi lançado na primavera de 1991.
Após uma série de shows bem sucedidos nos EUA, abrindo para o Depeche Mode (com ingressos esgotados em questão de horas) e tocando em clubes na Inglaterra, o grupo foi convidado para gravar uma música para trilha sonora do filme Cool World (no Brasil o filme se chamou Mundo Proibido). A música que se chamou Disapointed contou de novo com os vocais de Neil Tennant. Antes de se separarem em 92, a dupla participou do disco da dupla Banderas, tocando na faixa This is your life que também fez muito sucesso.

Barney Summer voltou a se reunir com o New Order e lançou o disco Republic. Johnny Marr, fez participações discretas e produções de discos de bandas inglesas. Os dois afirmavam em entrevistas que a parceria não havia acabado. Apenas tinham se separado momentaneamente. Voltaram a se reunir em 1995 para gravar o disco Raise the Pressure. Com a participação especial de Karl Bartos do Kraftwerk em 6 músicas, o disco passou quase despercebido. Nenhum single foi lançado e as vendas foram decepcionantes.

O último trabalho da banda foi em 1999 e lançaram o disco Twisted Tenderness, que novamente passou ao largo do grande público e foi lançado por uma gravadora pequena, a Koch, diferentemente dos dois primeiros álbuns que foram lançados pela Warner.
Discografia
1991 – Electronic
1996 – Raise the Pressure
1999 – The Best of Electronic (coletânea)
1999 – Twisted Tenderness
Fonte: http://www.anos80.com.br/

Marcos Vicente e Robson Leandro da Silva

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