8/04/2011

Semanalmente estarei pulicando releases das bandas relacionadas no MINI POD, começaremos falando um pouco desta lenda do Pos Punk ou Gótico como entenderem, Mr. Peter John Murphy ou PETER MURPHY.


Mais conhecido como mítico líder dos Bauhaus, banda pos punk de enorme sucesso no início dos anos 80, Murphy ao fim de cinco anos dos Bauhaus abandona a banda e esta fica inactiva. Em 1984 Peter Murphy entra num projecto chamado, Dali's Car, com Mick Karn, ex-membro dos Japan[1], que não obteve grande sucesso. É então aí que Peter Murphy decide lançar a sua carreira a solo, afastando-se do estilo musical dos Bauhaus, e entrando num estilo mais rock que fez com que este ganhasse outro tipo de apreciadores.
A carreira solo de Peter Murphy começa com uma versão de Final Solution, canção do grupo experimental Pere Ubu. O seu apogeu porém surge em 1990 com os singles "Strange Kind of Love", "Cuts You Up" extraído álbum "Deep". Em 1995 Murphy teve outro álbum de grande sucesso, Cascade com singles como "Scarlet Thing In You" e "I´ll Fall Wiht Your Knife"
Em 1998 Peter Murphy fez uma tournée de aniversário dos 20 anos dos Bauhaus.
Em 2006, Peter Murphy fez uma tournée com os Nine Inch Nails, chegando a cantar diversas músicas do NIN como Reptile e Head Like a Hole. Ocorrem diversas apresentações "Bauhaus/Nine Inch Nails", misturando canções de ambos os grupos (além de canções dos Pere Ubu e TV On The Radio).
Em 2008, sem lançamentos de Bauhaus há 25 anos[1], é editado Go Away White. Com este lançamento, Murphy e os restantes elementos Bauhaus, garantem ser o derradeiro da final da banda.
Peter Murphy é casado com Beyhan e tem dois filhos Hurihan e Adem. Sua esposa dirigiu vários vídeos e é líder da Companhia Turca Nacional de Dança Moderna.
Em 2009 Peter Murphy se apresentou no Via Funchal em Sampa(Eu estava lá) com um Show modesto sem muito público mais antológico, trouxe basicamente a formação do Nine Inch Nails e deixou um pouco a desejar no Set List.
Em 2011 lança o album “NINTH” O músico regressa em Junho com o oitavo disco a solo e disponibiliza uma boa parte do novo disco para pré-escuta. Mas bom mesmo é a oferta de "I spit roses", o primeiro avanço e a música que revela parte do motivo que levou ao fim dos Bauhaus em 2008.



Nenhum comentário:

Postar um comentário